Iniciação a board desenvolvimento Atmega128

Olá,

Neste artigo enunciamos os passos para utilizar o AVRStudio, aqui vamos explicar como programar e usar a board Atmega M128.

A board vem programada para 1 Mhz de frequência de Clock, mas para retirar-mos melhor partido da board poderemos programa-la para 8Mhz internos.

Abrimos o programa  eXtreme Burner – AVR ligamos a com a USBASP do computador á ficha “ISP” da Board AtmegaM128.Atmega_USBASP

seleccionamos o chip atmega128 conforme demonstra a FIG1.

ChipM128

Após seleccionar o chip Atmega128 clicamos no botão “READ ALL“, o programa irá ler o conteúdo do chip. no separador “Fuse Bits/Settings”, verificamos 3 campos “Low Fuse” – “High Fuse” – “Extended Fuse”, por defeito vem “E1-99+FF”, vamos precisar de verificar numa pagina dos fuses ( cuidados com os fuses, mais a frente explico os perigos de mexer com os fuses ), vamos então a esta pagina e verificamos qual a frequência que esta o micro atmega128 com esses valores.

No video demonstra que esses valores correspondem a uma frequência de 1 MHZ, poderemos passar para 8Mhz, mas não aconselho a fazê-lo sem ler o próximo artigo que será editado. Ficaremos por enquanto em 1Mhz de frequência.

Agora sabemos que o Kit M128, esta programado para 1 Mhz, vamos testar 2 led’s a piscar alternadamente, ver o artigo.

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

www.000webhost.com