Actualizar Firmware do ESP8266 ESP-01

Olá,
Neste artigo será explicado, como actualizar o firmware do ESP8266, poderá ser uma passo arriscado, mas é inevitável para que haja estabilidade no seu funcionamento.

Muita informação existe na web sobre este tópico, no entanto existem alguns cuidados que temos de ter em consideração, ou seja, teremos de saber que hardware compramos e qual o tamanho de memoria, de forma a podermos endereçar devidamente.
No artigo anterior sugeri para se adquirir o Módulo Adaptador USB para ESP8266 Serial Wireless CH340, com este pequeno dispositivo vamos comunicar pela porta USB, usando o programa que sugeri ESPlorer ESP8266. Os passos para se instalar e comunicar estão no documento do nosso compatriota Rui Santos, veja o Tutorials for NodeMCU firmware!

A posição correta de se colocar o ESP8266 ESP-01 no USB Adapter, é igual a da imagem:

Existe um pormenor muito importante neste dispositivo, ou compramos este modulo com opção de programação ( traz um switch), ou então temos de colocar a “mão da massa”, com recurso a ferro de soldar fazer algo deste género:

Foi colocado dois terminais de forma a se fazer um shunt entre GND e o GPIO0, ou seja pino 1 e pino3 na segunda linha de terminais com o USB da parte de traz, ver imagem acima.

Se não tem ferro de soldar ou não querem ter este trabalho, pode-se adquirir este RCmall USB to ESP8266 ESP-01 Wireless Wifi

Sem este shunt esta a comunicar com o UART, com o shunt esta em modo de programação.

Inserimos na Porta USB do computador e verificamos os dispositivos do windows de modo a sabermos qual foi a porta atribuída ao USB ESP8266, conforme imagem.

Com o USB Adapter em modo comunicação abrimos o ESPlorer comunicamos com 115200 baud rate e executamos os seguintes comandos:
AT
AT+RST
AT+GMR
Conforme demonstra no seguinte video:

Como podem verificar no video a versão esta actualizada, no entanto o dispositivo WIFI ESP8266, vinha com esta versão:

AT+GMR

AT version:1.3.0.0(Jul 14 2016 18:54:01)

SDK version:2.0.0(5a875ba)

Farylink Technology Co., Ltd. v1.0.0.2 May 11 2017 22:23:58

Para o projecto que iremos abordar a versão AT é muito instável, mesmo a V1.5 apresenta algumas limitações, já se fala na versão V2.0 que não foi testada.

Para actualizar o firmware vamos precisar do programa mais recente FLASH_DOWNLOAD_TOOLS_V3.6.2.2, como viram o video anterior apareceu o tamanho da Flash, é importante para seleccionarmos o “.bin” correspondente a esta flash.

Para sabermos quais os “.bin” que vamos inserir no Flash Download Tools, temos de ter atenção ao que realmente possuimos conforme o video anterior, depois vamos a este doc. 4a-esp8266_at_instruction_set_en e verificamos ( no caso que apresentamos )

Aqui está a lista e os endereços dos .bin que vamos seleccionar no FLASH_DOWNLOAD_TOOLS_V3.6.2.2,
Reunida esta informação temos de possuir o mais recente .bin ESP8266_NONOS_SDK dentro da pasta bin encontramos o que se vai ser inserido no Flash Download Tools.

Estamos preparados??

  1. Vamos então colocar a USB Adapter  em modo de programação, com o shunt como foi explicado anteriormente, ou com o switch.
  2. Seleccionamos a porta onde esta colocado o USB Adapter no exemplo COM 14.
  3. Seleccionamos a velocidade de comunicação 115200bps.
  4. Carregamos no botão START de modo a fazer  a leitura e o download dos .bin para o ESP8266 ESP-01.
  5. Se tudo correr bem, estará programada a nova versão do firmware, pode então retirar o ESP8266 do modo de programação e passar para o modo normal e proceder ao que demonstra no video acima.
  6. para finalizar e garantir que ainda poderemos actualizar mais, usamos o programa ESPlorer e seleccionamos na opção “UPD”, com esta opção fará actualização online do firmware.

    Duvidas?? Não hesitem em expor os vossos comentários.

    AH, falta ainda dizer como ficou o ESP8266 ESP-01 após actualização:

    vejam este artigo para mais configurações com comandos AT:

    Teste o ESPlorer com comandos AT

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

www.000webhost.com