Desbloquear a rede ou bloqueio de país GSM SIM900A

Olá,

Recentemente adquiri um modulo GSM/GPRS SIM900A, quando o comprei não tinha duvidas quanto ao chip, pois na minha prespetiva o modulo SIM900A era um ugrade ao SIM900, com a vantagem de ser mais económico e light na sua arquitetura. Pois enganei-me redondamente, o ‘A’ não tem nada haver com upgrade e de repente o que seria fácil de configurar tornou-se num grande “pesadelo”.

Muita pesquisa para tentar encontrar a razão para que este chip não funcionasse, todos os passos que fazia obtinha sempre o erro: PHNET PIN, não se autenticando á rede do cartão SIM.

Em primeiro vou informar-vos que o conjunto do kit vinha com um erro tremendo que me confundiu e levou a perda de tempo de algumas horas, refiro-me a ficha de ligação ao power supply, ( possuia as ligações trocadas) , agora imaginem a tremenda confusão que gera quando nunca pensamos neste pormenor, vejam a imagem. Deve-se ter atenção a este pormenor basico, demosntra muito mau profissionalismo de quem assembla estes componentes. O controlo de qualidade a falhar 🙂

Alimentação trocada

Segundo aspeto que me impossibilitou de conseguir actualizar o firmware, esta relacionado com o CH340 3.3V / 5.5V USB para TTL Conversor, sempre que chegava aos 85% travava e não permitia concluir o download do firmware.

Só quando mudei o dispositivo para PL2303 placa USB UART, foi possivel actualizar o firmware de acordo com a imagem anexa:

Terceiro passo que contribuiu para o meu total desagrado foi, o tamanho da flash, o dispositivo que comprei tem 32Mb, e todos os sites obtinham a solução de desbloqueio de rede para 64mb, no meu caso não funcionavam.

Como pode ser diferente o dispositivo que compraram, vou inunciar passo a passo o método de configuração.Tambem disponibilizo os respetivos sites que encontraram soluções alternativas, em pode corresponder ao dispositivo que tenham adquirido.

  • Um detalhe importante é alimentação, ESTE dispositivo que apresento, funciona a 5V, cuidado porque alimentação é direta, não tem regulador de tensão, quando colocamos +1V de tolerancia ja se começa a “queixar” de (over voltage), importantissimo também é a corrente que disponibilizamos.
    A maioria das fontes usam um regulador que debita cerca de 700mA não sendo corrente suficiente para o GSM se autenticar a rede. Aconselha-se uma fonte de corrente estavel 2A.
  • Vamos precisar de verificar qual o firmware que vem de fabrica, na eventualidade de não se autenticar á rede Portuguesa (Europa), vamos precisar de ler com atenção e usar as ferramentar corretas de actualização de firmware.
  • Vamos precisar de comunicar com o GSM e ler a informação que este disponibiliza, fazer diagnostico e configura-lo. seguindo estes passos:

Material Necessário:
Modulo TTL 5V                                          Comink

SIM900A Module GSM GPRS Board + Antenna           e-Bay

Fonte de alimentação 9Vdc domestica         Mauser, 
Alternativa podem construir uma fonte de alimentação, compram componentes ( MAUSER ) para fazer o regulador de tensão 5VDC, testei funciona.
Software Putty para diagnostico e comunicação com o SIM900A.

Como conectar o SIM900A ao Putty com Modulo TTL 5V USB, as respetivas considerações.

  • Ter atenção que este modulo funciona apenas com 5V DC.
  • A comunicação será com Modulo TTL 5V
  • Não será realizado shunts para comunicar com RS232.
  • Para fazer atualização de firmware considerar o RST ligado ao GND.
    Atenção 64Mb, não funciona nos de 32Mb, 
  • O modulo USB-TTL deverá ter o GND referenciado no mesmo GND da alimentação do SIM900A .

O esquema de ligações é apresentado na imagem abaixo:

Este modulo não vem preparado para funcionar na Europa, no entanto passo a enunciar várias referências que possam ajudar no vosso modulo especifico:

http://amichalec.net/2014/08/sim900a-fixed-for-europe/

http://pixelatedpic.blogspot.com/2013/08/simcom-sim900a-fixed.html

Aqui tem varios firmwares que podem servir Dicas e firmware.

Neste site http://dostmuhammad.com ou neste pode encontrar a maior diversidade de firmware, no entanto o site tem conexões limitadas, podera não abrir na 2ª tentativa, é uma questão de aguardar ate estar disponivel novamente 🙁

Antes de fazer qualquer actualização vamos certificar-nos que o modulo funciona ( ou não ) em Portugal.

Vamos precisar de software que pode facilitar o diagnostico. Download AQUI

Conectamos o SIM900A ao nosso computador as ligações são de acordo com a imagem anexa:

Para diagnostico e comunicação com o PC não conectar o RST ao GND.

Instalar o software ATCommandTester-master abrir o file run_x64, ou run_x32 depende quantos bits for o seu Sistema Operativo.

O aspeto Software é de facil utilização, so tem de conectar o SIM900A -USB-TTL – PC, clicar Find Ports, selecionar o port correspondente ao dispositivo USb que esta ligado ao SIM900A e automaticamente teremos esta informação , atenção que o firmware que conseguiu funcionar em Portugal  foi a versão B, mas o GSM é SIM900A, no próximo artigo explica-se como actualizar o fimware.

Agora o mais importante é clicar no botão “SIM Status”, com o cartão SIM inserido no socket e sem código PIN, na eventualidade de responder com PH-NET SIM, significa que esta bloqueado eventualmente a outro continente. Depende que versão de firmware vem instalada no SIM900A, a que vinha no modulo que apresento, foi: 1137B05SIM900A32_ST, testou-se varias de 64, nem arrancava o modulo, testou-se varias de 32, funcionava os comandos AT, mas não se autenticava ao operador, somente a versão que consta neste File Update Firmware, funcionou, para provar o envio de sms, vejam imagem anexa!

No próximo artigo explica-se como fazer actualização do Firmware.

1 comentário

    • Salvo_RC on 9 Fevereiro, 2019 at 20:32
    • Responder

    Great job!!! Thanks for sharing your experience! That firmware is REALLY the only one that works in Italy with SIM900A with 32Mb.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

www.000webhost.com